Tuesday, April 14, 2009

Picanço - barreteiro - Ave do Ano 2009

A ave do ano 2009, escolhida pela SPEA, é o Picanço - barreteiro.


Assim, será feita uma grande divulgação desta ave que se encontra prestes a entrar na categoria das 'Aves em Perigo'.
Um concurso de desenho - termina dia 19 de Abril - determinará a imagem dos produtos a fazer sobre esta ave.

Quer conhecer esta ave?

O Picanço-barreteiro é a Ave do Ano 2009 e o representante das aves rurais. Esta pequena ave é uma espécie com estatuto de “Quase Ameaçado” em Portugal e que, tal como outras espécies comuns de zonas agrícolas e agro-florestais, encontra-se em declínio por toda a Europa. De facto, as aves das zonas agrícolas em geral têm diminuído drasticamente, tendo decrescido cerca de 50%, desde 1980. A intensificação agrícola e florestal, o aumento do uso de pesticidas, a diminuição dos prados e sebes, a florestação com espécies exóticas e as alterações climáticas têm contribuído para esta situação.
O Picanço-barreteiro é a “espécie-bandeira” para sensibilizar o público em geral para a problemática da conciliação da agricultura e conservação da natureza, bem como para as alterações climáticas.

O que fazer para ajudar esta espécie?

Tal como outras espécies comuns de zonas agrícolas e agro-florestais, o Picanço-barreteiro é uma espécie com estatuto de “Quase Ameaçado” em Portugal. Estes dados são confirmados pelos resultados do projecto Censo de Aves Comuns, levado a cabo pela SPEA, com a colaboração de dezenas de voluntários.
As medidas de conservação propostas para o Picanço-barreteiro indicadas pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal incluem o aumento do conhecimento e a monitorização das suas populações, e a conservação dos montados de sobro e dos sistemas agrícolas extensivos.
A angariação de donativos enquadrados nesta campanha, ajudará a SPEA a manter as acções que promovem um conhecimento mais aprofundado das espécies migradoras e agro-florestais.

No comments: